Senac inicia em Pirambu aulas do curso de auxiliar de cozinha

02-06-2011 01:15

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Pirambu e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o curso de Auxiliar de Cozinha para Bares e Restaurantes teve início na última terça-feira, 31. Cerca de 40 alunos foram selecionados e divididos em duas turmas (manhã e tarde), com aulas das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A expectativa é de que o curso facilite o acesso dos interessados no mercado de trabalho, já que depois terão na bagagem conhecimento profissional e o certificado de uma instituição nacionalmente reconhecida. “Trata-se de um curso completo. O aprendizado não fica restrito à técnica de executar receitas. O aluno também aprende a como se relacionar no ambiente de trabalho, a ter noções de nutrição, a elaborar cardápios, entre uma série de outras coisas”, ressaltou Marcelle Oliveira, coordenadora do curso.

As aulas acontecerão de segunda a sexta durante três meses. A parte teórica, que traz disciplinas como ética e saúde e segurança no trabalho, deve ser concluída em dez dias. Depois, o curso entra na parte prática, que será realizada na cozinha da unidade Artes e Ofícios. “O Senac é responsável pela equipe de instrutores, material didático, conteúdo das aulas, e nós da prefeitura garantimos a estrutura física. Por isso, providenciamos um novo freezer e um fogão industrial”, informou Carmélia Sobral, secretária de Assistência Social.

Com experiência em restaurantes, mas sem diplomação na área, o desempregado Aldo Otávio Cancello, 55 anos, abraçou a oportunidade que faltava para se profissionalizar e tentar voltar ao mercado de trabalho. “Ouvi a prefeitura anunciando o curso através do carro de som, me inscrevi, tive a sorte de ser selecionado e aqui estou para aprender mais e ter um certificado que comprove minha formação na área de cozinha”, relata Cancello, que é natural do Rio de Janeiro e mora em Pirambu há cerca de um ano.

Por Lidiane Neves, Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Pirambu

Voltar