Professor Claudomir apresenta Projeto à Câmara de Propriá

19-05-2011 19:02

Na sessão desta terça-feira (17), o professor e jornalista Claudomir Tavares, apresentou o projeto “A Escola vai a Câmara (Municipal de Propriá)”. Licenciado em História, ele dá aulas de Cultura Sergipana no Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa (Polivalente) e comanda o jornal Tribuna da Praia, também com versão online.

O projeto engloba seis etapas:

1ª: Levar uma turma dos primeiros anos à Câmara, todas as terças-feiras, para assistir às sessões;

2ª: Debater em sala de aula todos os temas discutidos na sessão plenária;

3ª: Convidar à sala de aula vereadores para discutir mandatos, ações parlamentares e projetos;

4ª: Eleger um vereador por turma para negociar com a mesa diretora uma sessão especial, instalada para a participação dos parlamentares por um dia;

5ª: Montar oficina com o objetivo de orientar os estudantes ensinando noções de postura, comportamento, atuação;

6ª: Fazer uma avaliação de todos os processos do projeto.

O vereador José Aelson (PDT) parabenizou a iniciativa, ressaltando que é importante os estudantes da comunidade se interessarem por política, pois isso possibilita à Câmara a constante renovação de ideias. Além disso, os jovens, quando incentivados, conseguem alcançar objetivos e se sentem mais preparados na hora de escolher seus representantes.

A vereadora Rosélia da Ponte (PTC) também manifestou a honra em receber Claudomir Tavares na sessão. “Temos que incentivar, cada vez mais, pessoas, grupos e outros segmentos da cultura, principalmente em nossa cidade. O executivo municipal já se dispôs a dar sua contribuição no que for preciso em relação a esse projeto”, declarou a parlamentar. 

O vereador Marcos Oliveira (PV) confirmou que será uma alegria receber os alunos do Polivalente na Câmara e cumprimentou o professor. “Me deixa com um ar de nostalgia relembrar os dias em que também freqüentei aquela unidade de ensino, que representa nosso município. Professores com a sua capacidade proporcionam momentos como esse, apresentando esse projeto grandioso que é trazer os alunos para as sessões. Assim é possível despertar neles a vontade de um dia participarem do quadro político da cidade. Os homens inteligentes, críticos e educados devem contribuir na melhoria da nossa sociedade”, defendeu. 

O vereador Costinha (PMDB) lembrou que, para os parlamentares, é importante debater temas relevantes com vários segmentos da comunidade. “Essa iniciativa é uma prova de que nossa política está evoluindo. De repente poderemos ver nesses jovens um potencial enorme, um futuro parlamentar”, ressaltou Costinha.

O vereador Genival Moreira (PTC) chamou atenção para a importância das aulas de cidadania na vida desses estudantes que terão acesso à Câmara, e reforçou também o esforço do professor Claudomir Tavares.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Campos (PT), sugeriu que, ao final do projeto, seja feita uma sessão plenária especial para entrega de certificados a todos os alunos participantes. O parlamentar garantiu que a mesa diretora deixará as quintas-feiras reservadas para as sessões de entrega de títulos, a fim de não interromper a continuidade do projeto, que levará os estudantes à Câmara às terças-feiras.  

Claudomir afirmou que a atuação engajada dos parlamentares torna a Câmara propriaense singular em relação às demais da região do Baixo São Francisco, e agradeceu a oportunidade e o apoio de todos os presentes. “O principal intuito do projeto apresentado é formar cidadãos, para que eles possam desde agora colaborarem com o desenvolvimento da nossa querida Propriá”, reforçou o professor.

 

Com informações da Ascom/CMPropriá - Em: 19/05/2011

Voltar