Portuguesa vence e está na semifinal em Pirambu

19-04-2011 01:44

Alagamar foi eliminado numa ação administrativa da Liga Pirambuense de Desporto, e seus adversários alcançaram três pontos no tapetão

Por Claudomir Tavares

Aconteceu no último final de semana os jogos da segunda rodada dos grupos A e B do Campeonato Municipal de Futebol Amador, competição realizada de forma ininterrupta desde 2009 pela prefeitura municipal de Pirambu e assumida em parceria desde o ano passado pela Liga Pirambuense de Desporto, entidade presidida pelo senhor Davi Vicente da Silva.

Com a eliminação do Alagamar em decisão administrativa tomada pela Direção da Liga Pirambuense de Desporto em 11 de abril, argumentando que a equipe do povoado do mesmo nome havia inscrito um atleta em situação irregular (era previsto a inscrição de seis atletas de fora, e Alagamar inscreveu sete, utilizando-se da condição irregular do atleta excedente no jogo de 02 de abril contra o Goiás), Santos, Grêmio e Portuguesa abocanharam cada uma delas três pontos da equipe que prometia ser a sensação da competição.

A decisão de eliminar sumariamente o Alagamar, segundo o presidente da Liga, deu-se “por seus dirigentes terem buscado fora das instâncias da Liga, através de um advogado da Câmara Municipal de Pirambu, que não tem nada a ver com a competição, um recurso que deveria se dar dentro da própria instituição”, justificou. Assim, os jogos entre estas equipes e a eliminada, passam a contar como placar de 1 X 0.

Pelo grupo A, apenas um jogo aconteceu no sábado, 16/04, quando a Portuguesa, aplicou 3 X 1 no Goiás, que ainda permanece vivo na competição por ter ganho no tapetão os três pontos do jogo perdido para o Alagamar por 2 X 1 em 02 de abril. Marcaram para a Portuguesa Gão, Neguinho e Vi, enquanto Marquinhos descontou para o combalido Goiás, que nem de longe lembra a equipe campeã de 2010.

Surge um favorito – Santos X Goiás jogam no dia 30 de abril, disputando a última vaga (que todos acreditam ficaria com o Alagamar, cujo plantel era tecnicamente superior ao Goiás – mostrou em campo – e possivelmente ao do Santos) para as semifinais. Considerando a vitória por WXO do Santos sobre o Alagamar, eliminado sumariamente, a classificação parcial do Grupo A aponta a Portuguesa com seus pontos, classificando-se por antecipação, e ao final quando contabilizar os três pontos que terá direito no jogo contra o Alagamar, terá totalizado nove, garantindo-lhe o primeiro lugar. Confira a tabela de classificação:

 

 

Col

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

Portuguesa

6

2

3

0

0

6

1

5

Goiás (*)

3

2

1

0

1

2

3

-1

Santos (*)

3

2

1

0

1

1

3

-2

Alagamar (*)

0

2

0

0

2

0

2

-2

 

Legenda: Col (Colocação), PG (Pontos Ganhos), J (Jogos), V (Vitórias), E (Empates), D (Derrotas), GP (Gols pró), GC (Gols contra) e SG (Saldo de Gols). Os dois primeiros classificam-se para a semifinal, enfrentando na ordem inversa os dois primeiros do grupo B.

Nota: (*) Considerando os resultados de W X 0 ( 1 X 0) contra o Alagamar (eliminado sumariamente).

 

Os jogos do Grupo B, o mais equilibrado, aconteceram no domingo, 17, todos eles empatados. Na partida das 13h15, Futebol & Cerveja e Clube dos 30 terminaram a partida como iniciaram, enquanto na partida de fundo, às 15h15, o Santa Cruz, campeão de 2009, empatou em 1 gol com o Grêmio, marcando os gols os atletas Edson e Edinaldo para cada equipe. Os resultados mantêm todas as equipes em condições de classificação, ficando adiada para os jogos de 07 de maio a definição de quem classificam-se para as semifinais. Confira as posições no grupo.

 

 

Col

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

Santa Cruz

4

2

1

1

0

2

1

1

Clube dos 30

2

2

0

2

0

2

2

0

Grêmio

2

2

0

2

0

3

3

0

Futebol & Cia

1

2

0

1

1

1

2

-1

 

Legenda: Col (Colocação), PG (Pontos Ganhos), J (Jogos), V (Vitórias), E (Empates), D (Derrotas), GP (Gols pró), GC (Gols contra) e SG (Saldo de Gols). Os dois primeiros classificam-se para a semifinal, enfrentando na ordem inversa os dois primeiros do grupo B.

Fonte: Liga Pirambuense de Desporto

 

Fique por dentro – O 3º Campeonato Municipal de Futebol amador de Pirambu no atual formato foi idealizado e promovido pela Liga Pirambuense de Desporto que o organiza desde o ano passado, em parceria com a prefeitura municipal, que realizou o primeiro em 2009. Teve início dia 02 de abril, estando sendo disputado por oito clubes divididos em dois grupos de quatro até o dia 07 de maio, classificando-se dois para as semifinais que serão disputadas em 14 e 21 de maio e daí ascendendo dois para a final marcada para o dia 04 de junho, quando será conhecido aquele que se juntará a galeria dos últimos campeões: Santa Cruz de Aguilhadas e Goiás.

História – Campeonatos municipais de futebol amador em Pirambu acontecem desde a década de 80 do século passado. Pelas nossa anotações, o maior campeão é o Santos Futebol Clube, conhecido como o papa títulos e orneios, sagrando três vezes campeão na década de 80 e duas na década de 90. Santa Cruz de Aguilhadas vem em seguida com dois títulos, enquanto Guarany, Pirambuense e Internacional com um título cada.

Não consideramos para este efeito as dezenas de torneios realizados na sede do município e povoados, os quais Santos e Guarany polarizam as disputas, rivalidades épicas deste os anos 70 - Guarany foi fundado em 1969 como ADP, Santos em 1972, Santa Cruz em 1978, Internacional em 1986, Grêmio em 1987, Pirambuense em 1991, só para citar os mais antigos, alguns deles extintos. Olha aí um tema interessante para os jovens pesquisadores: A história dos clubes de futebol de Pirambu. Quem se habilita a dar continuidade o que iniciamos nos anos 90 do século XX?

_______________________________________

Por Claudomir Tavares [claudomir@tribunadapraia.net]

Voltar