Porto Real do Colégio - Introdução

17-05-2011 08:50

Este trabalho será composto de quatro partes: História do contato, Histórico da tribo Kariri-xocó, Aspectos Geográficos e Culturais.

A história do contato nos fala dos índios que viviam na parte sul do estado de Alagoas, à margem esquerda do Rio São Francisco, as influências que eles sofreram com a catequização, a construção de uma capela e de um colégio, a Residência Urubumirim, o centro de catequese, a criação de um aldeamento reunindo diversas tribos submetidas pelos Bandeirantes, a passagem de aldeia para freguesia e vila, seguida da passagem ilustre de D. Pedro II. 

O histórico da tribo Kariri-xocó é marcado pelas várias compulsões históricas nele contido, desde a perda de suas terras originais, seu confinamento na Rua dos Caboclos por vários anos, miscigenação e perda das características físicas, restando-lhes apenas as suas crenças, a luta constante pela efetivação das terras demarcadas, a localização da atual aldeia onde funcionava a antiga Escola Modelo.

Quanto aos aspectos físicos, Porto Real do Colégio encontra-se na microrregião de Penedo. Rico em água, possui vários riachos, lagoas e rios; além de ser banhado pelo São Francisco. A maior parte da população se concentra na zona rural.

Já o ambiente cultural é representado pelo artesanato indígena e do bordado. Possuindo suas lendas e mitos, festas populares e seu folclore; representado com maior expressão pelo Toré dos índios Cariris-xocós. 

O que se pretende é que todos compreendam a importância dos aspectos gerais do município para que as pessoas se compreendam, situem-se no tempo, ocupem o espaço e procurem conscientemente construir um mundo melhor.

Fonte:  http://urubumirim.blogspot.com/p/introducao_08.html

Voltar