Palmeiras de Pirambu venceu IV Intermunicipal de Futebol do SESI

30-05-2011 04:12

Time de João Belo alcançou sua maior (e única) conquista em 1987 

Fundado naquele mesmo ano pelo desportista João Belo Torres, como dissidência do Sport Club Internacional (também fundado por ele em 1985), a Sociedade Desportiva Palmeiras, ou Palmeirinhas, alcançou sua maior (e única) conquista em 1987, ao vencer a etapa local do IV Torneio Intermunicipal de Futebol do SESI (Serviço Social da Indústria), considerado o maior (pelo volume de participantes) o maior torneio de futebol do mundo (conforme registros do próprio Sistema S).

Diferente da edição anterior, quando o SESI dava claras manifestações de que atuou no sentido de ajudar politicamente na campanha do candidato José Carlos Teixeira (PMDB) ao governo do estado, o IV Torneio Intermunicipal teve seus torneios de abertura não mais realizado em cada município, mas sim de forma nucleado por cidades. O de Japaratuba e Pirambu aconteceu no povoado São José, distante 10 km da sede do município vizinho.

O município de Pirambu estava representado pelos seus clubes em atividade naquele ano, a saber: Santos, Internacional, Santa Cruz e o caçula Palmeirinhas, que saiu de uma posição de coadjuvante para personagem principal da festa, ao vencer a etapa local, que pode ser atribuída ao campeonato municipal daquele ano. O vice-campeão foi o Santa Cruz de Aguilhadas, que apesar de ter vencedora na fase classificatória, não avançou para a etapa regional. Guarany e Alagamar não disputaram esta edição.

O Palmeirinhas teve careira meteórica, com nascimento, crescimento, ascensão, queda e final humilhante: no ano seguinte ao receber um clube do Baixo São Francisco, não conseguiu honrar seus compromissos quando devolveu a recepção ao adversário, tendo que lhe “indenizar” com a entrega do seu uniforme. Foi o maior vexame de um clube local, que pela simpatia alcançada em tão pouco tempo de existência merecia um final menos sofrível do que o registrado pela História do Futebol de Pirambu.

Mas você pensa que João Belo se entregou? Nan, nanhin, nanã... no ano seguinte ao desmonte do Palmeirinhas, reúne seus remanescentes e funda o São Paulo Futebol Clube, que igual ao time anterior, teve uma vida relativamente curta, apesar de ter participado, como coadjuvante, de duas competições municipais de futebol, que contaremos no próximo artigo.

_______________________________________

Por Claudomir Tavares (42) – Professor concursado da rede pública municipal em Pirambu, estadual em Propriá e do Pré-Universitário (SEED). Licenciado em História, com aperfeiçoamento e especialização em Gestão de Recursos Hídricos (todos pela UFS), especialização em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade São Luiz de França) e Mestrando em Gestão Ambiental (Universidad San Carlos). Críticas e sugestões são valiosas: claudomir21@bol.com.br (79) 9917.0510!

Comente esta matéria | Clique aqui...

Voltar