NOTA DE REPÚDIO dos professores da rede municipal de Cedro de São João

02-06-2011 01:44

Os professores de Cedro de São João, a 94 km de Aracaju, em GREVE desde o dia 25/05, estão indignados com o descaso do prefeito Jailton Santos Rocha, “A Morte”, com a Educação de seu Município. O prefeito, assim como vários em Sergipe, não respeita a Lei Federal Nº 11.738/2008 que estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional. Até o momento ele não reajustou o Piso do Magistério como o índice fixado pelo MEC para este ano, que é de 15,85% no vencimento, em relação ao valor de 2010.

O prefeito recebeu diversos ofícios solicitando audiência para prestar esclarecimento sobre o reajuste e desrespeitosamente ignorou a solicitação dos professores. O próprio representante do Ministério Público em Cedro de São João, o promotor Anderson Viana Souza, teve que emitir dois ofícios cobrando explicações sobre o pagamento do Piso dos Professores, para que o prefeito o respondesse. Mesmo assim, ele mentiu para o MP quando afirmou que estava negociando com a categoria e que já foram realizadas várias reuniões sobre o tema.

Na última quarta-feira, dia 01/06, os professores de Cedro foram à capital Aracaju para a 1ª reunião sobre o reajusto do Piso com o prefeito do município. O mesmo cancelou a reunião com os professores já em Aracaju. Nitidamente foi comprovado o desrespeito do chefe do executivo de Cedro de São João com a classe de professores da rede municipal. Municípios vizinhos como Propriá, Telha e Amparo do São Francisco já pagam o reajuste do Piso aos seus professores. Por que Cedro não paga? Este ano Cedro aumentou arrecadação do FUNDEB em 21,5 %. O reajuste do piso recomendado pelo MEC é de 15,85%. O problema é dinheiro?

Os professores têm assembléia marcada para esta quinta-feira, dia 02/06 às 15h na sede do município para avaliar a conduto do prefeito e dar encaminhamentos de luta. O reajuste do Piso do professor é expresso no Art. 5o da Lei 11.738/2008:

Art 5º O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009.

Os professores não vão recuar, querem o cumprimento da lei!

Professores da Rede Municipal de Cedro de São João-SE

Voltar