KLEBER RESENDE: Força do Poder ou Poder da Força

31-05-2011 01:26

O tal de tititibarradoscoqueiros é uma iniciativa que beira a infantilidade.

Nunca deixei de acompanhar os fatos da rotina barracoqueirense e a política local, e eis que surge uma iniciativa que muito me surpreendeu. Mesmo para quem já viu todo tipo de puxa-saquismo, ofensas e acusações sem nexo, disputa de interesses e derivados nos blog´s, é algo que causa surpresa, negativa, mas surpreende.

Eis que surge um ainda pueril blog para somar aos tantos que hoje noticiam as idas e vindas do nosso amado município. – Afinal, a prefeitura não tem uma comunicação eficiente com os cidadãos, ficando a cargo de assessores isolados divulgarem as ações da gestão municipal. O setor de comunicação parece-me funcionar apenas para defender o prefeito em suas diversas acusações e críticas as quais vem sofrendo em seu mandato, não me parece trabalhar em defesa da população, da transparência e do princípio da eficiência na administração pública.

Será tão dificil encontrar uma solução para um site tão básico com o layout tão simples como era? Não me digam que é, para não ofender minha inteligência.

O problema é provedor? Mais uma vez não ofendam minha inteligência e santa paciência.

QUAL É O PROBLEMA? Vontade?

Mas enfim, voltando ao blog.

O tal de tititibarradoscoqueiros é uma iniciativa que beira a infantilidade.

De certo que, o blog mostra sua utilidade em informações sobre vacinação, uma panfletagem da secretaria de saúde em Aracaju, viagens à Brasília do prefeito(mas sem apresentar os resultados), e obras bem pontuais, à exemplo de operações tapa buracos, se é que isso possa se chamar de obra.

No restante de suas publicações, sobram acusações sem fundamentos, baixeza, arrogância e a velha política (com “p” minúsculo mesmo) do quanto pior para os outros(oposição), melhor. Sobrando inclusive para o Radialista Montalvão, que em seu programa oferece espaços para todas as agremiações Políticas, Sociais e Culturais, em alguns casos até pedindo para que as partes entrem em contato para que tenhamos maiores esclarecimentos. Isso é louvável. Isso é democracia. Isso é transparência. E não a política do quanto pior melhor.

O tititibarradoscoqueiros, apresenta um endereço bastante adequado, pois parece-me um blog de fofocas mesmo, que não é digno da atenção do cidadão que deseja estar bem informado. Este, não permite a participação do leitor e nem mesmo apresenta seus responsáveis. Quer algo mais covarde que a junção dessa características?

A todo momento falando em “desespero”, o blog acerta em cheio a palavra adequada ao momento. DESESPERO, afinal, é esse o sentimento de alguem que deve estar à beira de perder os benefícios que o fazem elogiar tanto essa administração, que não mostrou para o que veio.

O desespero sai pela culatra, pois a cada momento a oposição mostra-se mais forte, seja nas pesquisas ou nas reuniões realizadas pelos grupos. A título de exemplo, o Radialista Montalvão em seu programa “A hora da Verdade”, mostra-se cada vez mais respeitado entre a oposição, a situação e diversos segmentos da sociedade que podem trazer algo de positivo para nosso município. Destruindo qualquer conceito errôneo do blog quando se refere à politíca do quanto pior melhor.

Não percebe o blog, que a oposição é um elemento imprescindível na composição da fórmula democrática. O papel desta, vem sendo executado, mesmo que de forma fragmentada em diversas lideranças, mas podemos observar uma notável diferença da oposição atual, com a oposição passada, ausente, e em que nada contribuiu para o município. Diga-se de passagem, em determinadas épocas não observamos nem o prefeito morando em nosso município, quem dirá quando fora oposição.

Por outro lado, o Caducha, na Câmara de Vereadores, cumpre um perfeito papel de vereador da oposição, inclusive sendo pioneiro no município quando realizou o balanço de sua gestão para a comunidade.

O blog em questão não permite esclarecimentos daqueles que são citados em suas publicações e deixa isso bem claro, assasinando ferozmente o princípio do contraditório e da ampla defesa, presente na Constituição e que deveria ser levado em conta não só no Direito, mas, também nas coisas mais simples do cotidiano. Esse princípio, simplismente diz o seguinte: “quando uma das partes alega alguma coisa, há de ser ouvida também a outra, dando-lhe oportunidade de resposta.”

Portanto, o Blog tititibarradoscoqueiros fere os bons modos, a gentileza, a cordialidade, a democracia, o respeito, a transparência, a ética...enfim, fere tantas coisas. Mas o pior, quer ferir a inteligência do leitor utilizando-se da força, a força da mordaça.

Agora imagine o que faria esse cidadão com poderes nas mãos.

Faria uso da força do poder ou o poder da força?

Kleber R. Resende,Conj. Prisco Viana, Barra dos Coqueiros-SE.

Fonte: http://barradoscoqueiros.zip.net/

Comente esta matéria | Clique aqui...

Voltar