ISMAEL SILVA: Um deputado campeão pirambuense pelo Internacional

04-06-2011 16:50

Deputado estadual atuou alguns minutos, suficientes para inscrever seu nome na História do Futebol em Pirambu 

A cidade de Pirambu foi cenário em 2005 de duas competições de futebol amador, ambas promovidas e realizadas por comissões eleitas pelos clubes participantes, sendo uma em cada semestre. Isso se justifica pela desarticulação em 2004 da Liga Pirambuense de Futebol, diante do fracassado campeonato municipal realizado naquele ano, quando não chegou ao seu término.

No primeiro semestre, nos meses de março a maio, os clubes se reuniram e realizaram o Campeonato Municipal de Futebol Amador, que fora coordenado pelo funcionário público municipal e desportista José Washington dos Santos, o saudoso Laranja, que naquele ano nos deixou e fora morar com Deus. Laranja deixou saudades e pela sua contribuição ao esporte pirambuense imprimiu seu nome em nossa história.

Disputado pelos clubes de futebol da sede do município e mais o Santa Cruz do povoado Aguilhadas, o campeonato teve a equipe da zona rural como campeã do 2º quadro (categoria aspirante), ficando com o vice-campeonato o Guarany. Na categoria principal (2º quadro), o Internacional sagrou-se campeão ao vencer na final ao time de Aguilhadas, que não saiu nada satisfeito do campo.

Um fato digno de registro merece ser citado. Aliado politicamente do presidente do Internacional, José Antônio dos Santos (Tonho de Zé do Camo), o deputado estadual petista Ismael Silva Santos se propôs a disputar uma partida pelo 2º quadro. “Você vai jogar no 1º”, propôs o desportista. Ismael então disse que não estava em sua melhor forma (ele que quando jovem foi um dos grandes craques do futebol amador.

Quando o deputado entrou em campo, e não sendo reconhecido pelos torcedores do Inter, os torcedores então reagiram: “tire este cara, ele é muito ruim”, gritavam lês. Passados uns quinze minutos, o negão “boiou” (cansou, literalmente). Neste momento alguém já havia dito aos exaltados que “aquele é o deputado Ismael Silva”. Foi quando Tonho resolveu sacar o atleta, que pediu para deixar o campo.

Para corrigir a injustiça, os mesmos torcedores que pediram o saída de Ismael, gritavam em coro: “oh, Tonho, agora que o negão estava acertando, cara, deixa ele em campo, viu”. Sei, me engane que eu gosto. Essa metamorfose da torcida tinha um interesse: saciar a sede com as duas caixas de cervejas que o simpático deputado estadual pagou depois do jogo no Bar de Gum, quando este assunto virou a resenha geral.

Quando nos encontramos com o agora ex-deputado Ismael lembramos deste momento e lascamos grandes risadas. “Eu tenho orgulho de ser campeão municipal de futebol em Pirambu”, lembra com bastante entusiasmo ele que escolhia a cidade para passar merecidas férias e pescar com seu Paulinho e outros amigos. O parlamentar tinha como hobby estar junto das pessoas do povo, seus companheiros de partido e os pescadores.

Por Claudomir Tavares (42) – Professor concursado da rede pública municipal em Pirambu, estadual em Propriá e do Pré-Universitário (SEED). Licenciado em História, com aperfeiçoamento e especialização em Gestão de Recursos Hídricos (todos pela UFS), especialização em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade São Luiz de França) e Mestrando em Ciências da Educação (Universidad San Carlos). Críticas e sugestões são valiosas: claudomir21@bol.com.br (79) 9917.0510!

 

Comente esta matéria | Clique aqui...

Voltar