Guarany venceu a 1ª Copa Pirambu em 1993

02-06-2011 00:23

Com esta conquista o bugre pirambuense tornou-se tri-campeão municipal de futebol 

Depois de uma passagem meteórica do Pirambuense como o mais forte clube de futebol de Pirambu nos dois anos anteriores, o Guarany Futebol Clube, o mais tradicional de nosso futebol, voltou a vencer uma competição oficial, totalizando naquele ano, 1993, três conquistas (1983, 1986 e 1993), igualando-se ao seu arquirrival, o Santos, com o mesmo quantitativo (1983, 1988 e 1989). A rivalidade dos clubes chegava ao pico.

Fundada em 1988, a Liga Pirambuense de Futebol teve o desportista Roberto de Carvalho sob seu comando até 1992. Desativada, ela foi reconstruída em 1º de julho de 1993 e passou a ser dirigida por este que vos escreve. Neste ano, foi realizada a 1ª Copa Cidade de Pirambu, reunindo clubes locais: Guarany, Santos, Internacional, Esperança, Santa Cruz e os convidados São José e América.

Realizado de julho a outubro de 1993, teve o Santos campeão na categoria juniores (2º quadro) e o Guarany campeão na categoria principal (1º quadro). Aos vencedores foram ofertados os troféus Farmácia São José (Dedé da Farmácia) e Panificação Ully Marianne (Ricardo Forte). Foi uma competição marcada pela organização, circulação de informações e de integração dos clubes, liga, convidados.

Os resultados alcançados em 1993, não foram suficientes para manter a sequencia das competições futebolísticas em Pirambu. Ao realizar o Campeonato Municipal de Futebol no ano seguinte, com a participação do Esperança, Guarany, Santos e Internacional, em um turno onde todos se enfrentariam, classificando-se dois para as finais, clubes insatisfeitos com os resultados, tumultuaram e encerraram o torneio.

Diante desta instabilidade, a Liga Pirambuense de Futebol foi desfeita, cabendo aos clubes a realização da edição 2005 do campeonato municipal de futebol e da 3ª Taça Cidade de Pirambu , também naquele ano. Mas esta é uma outra história que contaremos na edição de sexta-feira, 03 de junho.

_______________________________________

Por Claudomir Tavares (42) – Professor concursado da rede pública municipal em Pirambu, estadual em Propriá e do Pré-Universitário (SEED). Licenciado em História, com aperfeiçoamento e especialização em Gestão de Recursos Hídricos (todos pela UFS), especialização em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade São Luiz de França) e Mestrando em Ciências da Educação (Universidad San Carlos). Críticas e sugestões são valiosas: claudomir21@bol.com.br (79) 9917.0510!

 

Comente esta matéria | Clique aqui...

Voltar