FIQUE DE OLHO: Vereadora do DEM vai para o PSD em Propriá

16-05-2011 13:52

Segundo informações, a parlamentar retorna ao grupo do “vermelhão” para salvar mandato em 2012

 

Vereadora Lúcia de Vado, presença marcante na política propriaense

Confirmando uma informação levada ao ar há menos de um mês através deste portal (ler “Fernandinho Britto é a bola da vez”), a vereadora Maria Lúcia Mendes da Silva Lapa, a Lúcia de Vado, ex-PCdoB e ex-DEM, retornou neste final de semana ao grupo liderado pelo prefeito Paulo Britto (PT) e será candidata a reeleição na base de sustentação do candidato que for indicado pelo comandante do processo eleitoral de 2012. Naquela ocasião prevíamos que “Lúcia de Vado (DEM) e Pel (PP) estão reféns das coligações que conseguirem estabelecer, podendo surpreender nas decisões dos apoios para a prefeitura, pois elas irão priorizar suas reeleições. Com isso, o analista não descarta que uma delas ou ambas se aliem ao grupo liderado por Paulo Britto. Será?”, informamos.

A consolidação desta adesão foi sacramentada nos últimos dias, tendo como um dos principais articuladores, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Campos (PT), que deverá anunciar para os próximos dias a adesão também da vereadora Joseane Alves da Silva, a Pel (PP). Paulo Britto (PT) dá provas inequívocas da sua habilidade política, que aos poucos tem minado o que ainda resta do “velho” PFL, presidido em forma de DEM pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Luiano Nascimento.

A informação tornou-se pública através do Blog do Cláudio Nunes (Infonet): “A vereadora Lucia de Vado, deixou o DEM de Propriá e vai ser a presidente do Diretório Municipal do PSD no município. Única vereadora do DEM no município Lúcia de Vado disse que na hora certa vai dizer a razão porque deixou o partido. Em Propriá o PSB ficará no grupo aliado do ex-prefeito Renato Brandão e que apóia o prefeito Paulo Britto. Outros vereadores e ex-vereadores vão reforçar o PSD no município” (sabemos os nomes, mas não revelaremos nem sobre cócegas, até para que as fontes não sequem.

A caminho do quinto mandato

Lúcia e seu esposo, o ex-vereador Genivaldo da Vapa, o Vado contabilizam juntos quatro mandatos e são indiscutivelmente expressivas lideranças políticas, confirmando isso ao alcançar seus mandatos aliados do “Vermelhão” e do “Amarelão”, agrupamentos políticos que tem entre seus líderes respectivamente Renato Brandão e Luciano Nascimento, ambos ex-deputados estaduais e ex-prefeitos de Propriá. Isso prova a força de ambos e isso pode lhes assegurar um quinto mandato. Ocorre que Luciano Nascimento não deixará por menos e irá de casa em casa em busca de cada voto de Lúcia e de Pel, caso confirme-se também a ida desta para o ninho de Paulo Britto.

Liderada por Marcelo Déda e Paulo Britto

Lúcia só estava aguardando uma brecha de migrar para o melhor navio antes de 30 de setembro, quando encerra-se o prazo para a filiação partidária que habilitem os pré-candidatos a disputar um mandato em 2012. E a janela deu-se com a criação do PSD (apelidado pejorativamente pela grande imprensa de Partido Sem Dono), cujos “caciques” reúnem os sobreviventes do DEM, PSDB, PPS e outros partidos outrora da oposição. Em Sergipe será liderada pelo governador Marcelo Déda (PT), que tem como representante em Propriá a liderança de Paulo Britto, a quem Lúcia está umbilicalmente ligada. A presidente do PSD será a vereadora Lúcia, mas o comando do prefeito Paulinho Britto.

Sociedade reticente, mas não surpresa

A sociedade propriaense ainda vê esta migração com reticência, mas não surpresa, pois confirmada esta adesão, Lúcia faz o caminho de volta (estiveram, ela e Vado – ex-secretário de obras da gesão Renato Brandão - no grupo até o final de 2003). Já os eleitores de Lúcia, esperam que ela continue na Câmara de Vereadores de Propriá a mesma linha de fiscalizadora implacável da gestão do prefeito Paulo Britto, pois ela tem se constituído nestes mandatos em uma voz sintonizada com os reclames da população. Se por um lado Lúcia de Vado perde pontos entre seus leitores mais alinhados ao velho “pe-fe-lê”, não terá a garantia que ganhará entre aqueles simpatizantes do “pete”. Mas mantém um filão entre aqueles conquistados com o trabalho social desenvolvido na comunidade.

Nota: A Coluna Fique de Olho, que normalmente é postada aos domingos, é publicada excepcionalmente nesta data, em função dos ajuste que operamos em nosso site desde o dia 11 de maio de 2011.

Por Claudomir Tavares (42) é professor concursado das redes estadual (Propriá), municipal (Pirambu) e do Pré-Universitário. Licenciado em História (UFS), com Aperfeiçoamento e Especialização em Gestão de Recursos Hídricos (UFS) e Metodologia do Ensino Superior (Faculdade São Luís de França) e Mestrando em Gestão Ambiental (Universidad San Carlos). Fundador e diretor da Tribuna da Praia. Críticas e sugestões são valiosas: claudomir21@bol.com.br

+ Política | Clique aqui... 

Voltar