ESPECIAL: Portuguesa goleia o Santos, conquista título 2011 e junta-se a galeria dos campeões municipais de futebol em Pirambu

05-06-2011 07:41

Equipe confirmou melhor campanha e sagrou-se campeã de forma invicta 

Portuguesa comemora conquista inédita no futebol pirambuense

A manhã de ontem 04, foi da família Portuguesa, equipe caçula do nosso futebol, que sagrou-se campeã da edição 2011 do campeonato municipal de futebol amador de Pirambu. Previsto para iniciar as 8h30min, o jogo entre os rubro-verdes e o Santos teve início às 09h06min, com o estádio praticamente vazio (confira os MELHORES MOMENTOS aqui).

As primeiras ações foram do alvinegro praiano que no entanto não levava perigo ao goleiro Aldo. Até que aos 20 minutos, o meio-campista Jan Thiery chutou dentro da área abrindo o placar para o Santos, que comemorou a abertura para aquele que seria seu título municipal (fora campeã em 1983, 1988, 1989 e 1995).

A Portuguesa não se abateu, não se fez de rogada, e reagiu, partindo para o ataque, levando perigo ao arqueiro Ruban, que mostrava-se bastante tranqüilo. Isso até o “falso” atacante Zi marcar aos 30 minutos, empatando o jogo, iniciando aí aquela que seria uma reação e virada histórica. Mas as equipes foram para o vestiário com este empate.

No segundo tempo, e com as mesmas formações que encerraram a etapa inicial, as equipes retornaram pensando na conquista do título, mas logo era a Portuguesa que dava provas inequívocas de que ficaria com o título. O meia Papão, numa jogada bem trabalhada pelo time da Portuguesa, desempatou o jogo logo aos 11 minutos..

A partir daí estava aberta a temporada de goleada, que brindava os torcedores presentes, com um gol considerado o mais belo de toda a competição, marcado pelo atacante Ti aos 23 minutos, que comemorava a dilatação do placar. O Santos já não mostrava forças para reagir, sendo superado em todo o resto da etapa complementar do jogo.

Assim, a Portuguesa que mostrava equilíbrio, aproveitando os erros do adversário caminhava gradativamente para a conquista inédita, depois de ter perdido o campeonato em 2010 para o Goiás. Aos 39 minutos, o centroavante Gildo fechou o placar, marcando o quarto gol da Lusa, que comemorava o título com o placar maiúsculo.

Através do atacante Vevé, que adentrou-se ao campo aos 37 minutos do segundo tempo em lugar de Lecinho, a Portuguesa teve a chance de ampliar para cinco gols o placar, mas de forma inacreditável, ele que fora no passado um dos maiores atacantes do nosso futebol, isolou, numa prova de que tivemos de tudo um pouco naquele grande jogo.

Para quem não estava no estádio, deve imaginar que se tratou e um jogo de um time só, mas a conquista da Portuguesa foi valorizada pelo Santos, que desconsiderando algumas situações isoladas, mostrou-se um adversário lutador até o último minuto, mas sem demonstrar disciplina tática.

A Portuguesa junta-se a galeria dos campeões municipais (incluindo aí 6 campeonatos, 3 Taças Cidades de Pirambu, 2 Intermunicipais do SESE/Etapa Local e 1 Copa Pirambu), que tem o Santos com quatro títulos (1983, 1988, 1989, 1995), Guarany com dois (1983 e 1986), Palmeiras (1987), Pirambuense (1991/92), Internacional (1995), Santa Cruz (2009) e Goiás (2010) com um título cada.

A lusa venceu com Aldo, Bidiu, Junior, Neguinho e Robério; Gão, Zí, Papão (Sérgio) e Paulo; Gildo e Lecinho (Vevé). Técnico: Gegé. O Santos jogou com Rubam, Pedro (Elton), Badinho, Renan e Caique; Vandinho, Jan Thiery, Soró e Avé; Nino e César (Ninho). Técnico: Ninho. Cartões amarelos: Paulo, Gão e Zi (Portuguesa), Vandinho e Pedro Santos. Arbitragem: Gilvan (principal), Lima e Nailson (auxiliares), Lidson (quarto árbitro). Representante da Liga: Carla Caroline e Marcos Areu.

Confira abaixo a relação de todos os campeões municipais de futebol, no período de 1983 a 1999, conforma dados levantados junto ao Centro de Documentação da Tribuna da Praia:

  1. 1983: Santos Futebol Clube - 1º Campeonato Municipal de Futebol
  2. 1986: Guarany Futebol Clube - III Intermunicipal do SESI (Etapa Municipal)
  3. 1987: Sociedade Desportiva Palmeiras - IV Intermunicipal do SESI (Etapa Municipal)
  4. 1988: Santos Futebol Clube - 1ª Taça Cidade de Pirambu
  5. 1989: Santos Futebol Clube - 2ª Taça Cidade de Pirambu
  6. 1991/92: União Desportiva Pirambuense - 2º Campeonato Municipal de Futebol
  7. 1993: Guarany Futebol Clube - 1ª Copa Pirambu
  8. 1995: Centro Sportivo Internacional - 3º Campeonato Municipal de Futebol
  9. 1995: Santos Futebol Clube - 3ª Taça Cidade de Pirambu
  10. 2009: Santa Cruz Futebol Clube - 4º Campeonato Municipal de Futebol
  11. 2010: Goiás Esporte Clube - 5º Campeonato Municipal de Futebol
  12. 2111: Portuguesa - 6º Campeonato Municipal de Futebol 

Não incluímos os torneios comemorativos, sejam eles realizados pela Liga, Prefeitura ou outros organismos públicos ou particulares, pela diversidade e quantidade e não tivemos condições de dar conta, até pela falta de registro dos mesmos.

Texto e fotos: Claudomir Tavares - Colaborou: David Morais

Clique AQUI para vê as imagens da fnal

 

Comente esta matéria | Clique aqui...

Voltar