A ESCOLA VAI A CÂMARA: Estudantes do Ensino Médio visitam hoje a Câmara de Propriá

17-05-2011 09:53

Estudantes de Propriá terão lições de cidadania e conhecerão funcionamento do Parlamento Municipal 

Estudantes das últimas séries dos cursos Seriado e Normal do Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa, o maior e mais representativo do Baixo São Francisco, na cidade de Propriá, iniciam a partir de hoje a jnoite, sua participação em um projeto que tem como objetivo levá-los a conhecer o funcionamento do Parlamento Municipal. Segundo o professor Claudomir Tavares, idealizador do projeto e titular das disciplinas Cultura Sergipana (Seriado) e História da Educação (Nomal), “o projeto consiste em aproximar os estudantes que a partir do próximo ano estarão habilitados para ingressar na Universidade e ministrar aulas nas primeiras séries do Ensino Fundamental daquela instituição, proporcionando-os lições de cidadania, conhecendo o funcionamento de um poder cuja importância está além do que imaginamos ser”, afirma.

"A partir de hoje, sempre as terças e ou quintas feiras, uma turma será levada aquela casa, participando das sessões, assistindo-as e em seguida farão um debate em sala de aula sobre suas impressões obtidas. Parlamentares e ex-parlamentares serão convidados para debater com os estudantes, que em agosto quando o projeto deverá ser finalizado, elegerão um colega para representá-los em uma Sessão Especial a ser solicitada para o 11 de Agosto, quando apresentarão de forma simbólica um Projeto de Lei, que se aceito pelos senhores vereadores, poderão ser apresentados em carater oficial", completa.

A proposta, ainda que de forma preliminar, fora apresentada aos parlamentares na sessão plenária de 03/05 e aos estudantes daquela instituição nos dias 04 a 06/05 e ao coordenador pedagógico Jussiêr Ferreira, na noite de 05/05, sendo apresentada oficialmente pelo professor Claudomir que na noite de hoje usará a Tribuna Livre, quando serão incluídas as contribuições de estudantes, professores, coordenadores, vereadores, aqueles que quiserem ampliar o debate em torno deste projeto que será encaminhado em nove turmas (seis do curso Seriado e três do curso Normal) nos próximos dias.

Por sugesão do vereador Marcos Oliveira (PV), a experiência que será vivenciada a partir de hoje será sugerida a outras instituições de ensino para que façam o mesmo e assim se aproximem com o parlamento municipal, interagindo com o mesmo. O vereador Paulinho Campos (PT), presidente da casa, fará a saudação inicial aos estudantes e ao projeto que será lançado na sessão ordinária da noite de hoje. Os estudantes do 3º Seriado A (turma da manhã) chegarão a casa por volta das 19h50min, permanecendo por lá até às 21h50min, quando darão por encerrada a participação na primeira noite do projeto.

Por Antônio Madeira (via celular)

Voltar